INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
ADAPI - Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí
Mapa das USAV's
Últimas Galerias de Fotos
DIA DA MULHER SADA
DIA DA MULHER SADA
 
FOTOS CAMA DE AVIÁRIO
FOTOS CAMA DE AVIÁRIO
FISCALIZAÇÃO JAICÓS
FISCALIZAÇÃO JAICÓS
 
EXIGÊNCIAS ZOOSSANITÁRIAS EXPOAPI.
EXIGÊNCIAS ZOOSSANITÁRIAS EXPOAPI.
+ Mais Galerias de Fotos...
Sada e Adapi reforçam importância da vacinação contra brucelose como forma de proteger o rebanho
25/07/2024 - 12:59  
  
Twitter 
Google+ 
Marcação a ferro é obrigatória

O Piauí tem uma média de 130.000 fêmeas aptas a vacinar anualmente e a meta é atingir 80% desse total.

A Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada), por meio da Agência de Defesa Agropecuária do Estado (Adapi), reforça a importância da vacinação contra a brucelose bovina. Essa doença, além de prejudicar a pecuária leiteira, é uma zoonose que representa riscos para a saúde humana.

Recentemente, os pecuaristas do estado celebraram a conquista da erradicação da febre aftosa, fruto de um esforço conjunto entre Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), órgãos estaduais de defesa agropecuária e criadores. No entanto, a brucelose continua sendo uma preocupação ativa no Brasil.

Diferente da vacinação contra a febre aftosa, a vacinação contra a brucelose não possui calendário definido. Os criadores têm a flexibilidade de vacinar suas fêmeas conforme a organização da propriedade, os nascimentos e a faixa etária dos animais.

“É uma doença que vem causando grande prejuízo ao país e principalmente para pecuária leiteira, causando abortos e contaminando o leite e a única forma de prevenção é a vacinação. Temos uma média de 130.000 fêmeas aptas a vacinar anualmente e a meta é atingir 80% desse total”, destaca Janilson Lima, coordenador do Programa Estadual de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose (Pecebt) da Adapi.

O secretário da Defesa Agropecuária, Fábio Abreu, reforçou a importância da vacinação e destacou os benefícios de evitar futuros problemas reprodutivos dos animais e também a contaminação de humanos.

“É fundamental que todos os produtores rurais estejam atentos à importância da vacinação contra a brucelose. Ela é uma doença grave que afeta o gado e pode ser transmitida para os seres humanos, causando sérios problemas de saúde. A vacinação é a principal medida de prevenção e controle da zoonose. Estamos comprometidos em apoiar os agricultores, fornecendo orientação técnica e garantindo o acesso às vacinas necessárias. A saúde do nosso rebanho e a segurança alimentar do nosso país dependem da colaboração de todos nesse esforço.” disse o gestor. 

Vacinação

A vacinação deve ser realizada em fêmeas bovinas entre 3 e 8 meses de idade, utilizando as vacinas B19 ou RB51. É essencial que a aplicação seja feita por médicos veterinários ou vacinadores cadastrados na Adapi. Após a imunização, os criadores devem apresentar a declaração emitida pelo vacinador no escritório da agência para registro no sistema.

Sintomas e detecção precoce

É fundamental que os criadores estejam atentos aos sintomas da brucelose, como abortamentos, corrimento vaginal, infertilidade e outros sinais específicos em machos. A detecção precoce pode minimizar os impactos da doença no rebanho.

Informações

Para mais informações sobre a vacinação contra a brucelose bovina e as orientações necessárias, os criadores podem entrar em contato com a Adapi ou acessar o site da Sada.

Agência de Defesa Agropecuária do Piauí - ADAPI
Rua 19 de Novembro, 1980 - Morro da Esperança
Teresina-PI - CEP 64.002-840 Telefones: (086) 99462-1644 | (86) 2222-1710