O certificado foi entregue para a Associação das Mulheres Produtoras Rurais da Comunidade Riacho dos Negros.
A Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada) entregou, nesta terça-feira (27) certificado de inspeção para a Associação das Mulheres Produtoras Rurais da Comunidade Riacho dos Negros, no município de Palmeirais. Desde janeiro, a Sada, através da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi), já inspecionou e concedeu cinco certificados de produtos inspecionados.
Esse selo permite que os produtos sejam comercializados em todo o Brasil, garantindo que tenham seguido todos os procedimentos higiênico-sanitários exigidos por lei. Isso assegura que a população receba produtos de alta qualidade, livres de contaminação, com o selo estampado no rótulo como garantia.
O ano de 2024 tem sido um marco para a Adapi, especialmente no campo da inspeção de produtos de origem vegetal. A mais nova frente de trabalho da agência, a Gerência de Classificação, Fiscalização e Inspeção Vegetal, tem se destacado pela adequação de produtos como compotas, doces, frutas congeladas, azeites e óleos vegetais, geleias, picles, temperos, condimentos, conservas de frutas, conservas de pimenta, mesocarpo de babaçu e outros, que não possuem padrões definidos pelo Ministério da Agricultura e Pecuária.
O secretário da Sada, Fábio Abreu, acompanhado do diretor-geral da Adapi, João Rodrigues, e da equipe da Gerência de Classificação, Fiscalização e Inspeção Vegetal, estiveram no município de Palmeirais, na comunidade Riacho dos Negros, para entregar o quinto certificado à Associação de Mulheres Produtoras Rurais da localidade. Os produtos que receberam o selo de inspeção foram: temperos completos; doce de tamarindo; doce de melancia; pasta de alho e sequilhos de coco.
Durante a cerimônia, o secretário Fábio Abreu destacou a importância da ação: “Estamos garantindo que os produtos do Piauí cheguem ao mercado com qualidade e segurança, atendendo às exigências de higiene e sanidade. Esse selo é mais do que um certificado, é uma chave para abrir portas em todo o Brasil, agregando valor ao trabalho das agricultoras e impulsionando a economia local.”
Essa iniciativa da Adapi, ao regulamentar e conceder certificados de inspeção a produtos de origem vegetal, contribui para o fortalecimento da economia local, agregando valor aos produtos e permitindo sua inserção em programas federais como o PNAE. Além disso, promove a geração de emprego e renda, alinhando-se ao plano de governo do governador Rafael Fonteles.
O certificado veio em uma data simbólica, o Dia do Psicólogo, tornando o momento ainda mais especial. O projeto, que começou durante a pandemia de Covid-19 como uma forma de apoio psicológico às mulheres da comunidade, agora celebra uma conquista significativa para a região.
Uma das associadas, Maria de Souza, expressou sua emoção ao receber o certificado: “Esse selo representa muito mais do que reconhecimento, ele simboliza nossa força e dedicação. Durante a pandemia, encontramos uma nova forma de nos sustentar e agora vemos nosso trabalho ganhar o mundo. É um sonho realizado!”, disse.
As associadas da comunidade Riacho dos Negros continuam o trabalho incansável, desenvolvendo novos produtos como pequi e maxixe em conserva, que já estão em fase de estudo de durabilidade e devem ser lançados no primeiro semestre de 2025.
A demanda pela certificação de produtos de origem vegetal continua crescendo. Nos próximos dias, a comitiva da Adapi deverá visitar o município de São João do Arraial para entregar o sexto selo de inspeção.
Produtores, cooperativas e associações que trabalham com alimentos de origem vegetal e desejam se adequar às normas, agregar valor e ampliar o alcance de suas marcas em todo o Brasil, podem entrar em contato pelo WhatsApp (86) 99462-1644 para mais informações.