A Secretaria de Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada) e a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi) entregaram, nesta segunda-feira (23), o Certificado do Selo de Inspeção de Produtos Vegetais Artesanais (SIPVA) para a Associação das Mulheres Trabalhadoras do Coco Babaçu (AMTCOB). A certificação reforça a qualidade e a legalidade dos produtos vegetais produzidos pela associação, garantindo novas oportunidades de mercado para as trabalhadoras.
O secretário da Sada, Fábio Abreu, acompanhado do diretor-geral da Adapi, João Rodrigues, e do deputado estadual, Francisco Lima, estiveram na cerimônia.
O selo foi entregue pelas equipes que atuam em conjunto para fortalecer o pequeno produtor e incentivar o empreendedorismo rural. Durante a entrega, o secretário de Assistência Técnica e Defesa Agropecuária, Fábio Abreu, destacou a importância da certificação para o desenvolvimento local e a valorização do trabalho das mulheres que fazem parte da AMTCOB.
"A entrega deste selo não é apenas um reconhecimento formal, mas também uma oportunidade de crescimento e inclusão no mercado. Com essa certificação, as mulheres da associação poderão vender seus produtos com mais segurança e credibilidade", afirmou.
A presidente da Associação das Quebradeiras de Coco, Helena Gomes, ressaltou o impacto que o selo terá para as trabalhadoras da associação. " Para nós, da comunidade Fortaleza, a importância desse projeto é enorme. Ter o selo é uma garantia para os nossos produtos, assegura a qualidade que sempre debatemos e buscamos. Hoje, é uma grande satisfação receber esse selo que nos certifica oficialmente. Para as quebradeiras de coco, isso representa muito orgulho, é uma vitória a cada dia. Já conquistamos a Lei Passe Livre, territórios titulados como o primeiro título de quebradeiras de coco no Brasil e no mundo, e agora o selo, que vai garantir ainda mais a melhoria e a qualidade dos nossos produtos”, declarou.
A AMTCOB, que há mais de uma década se dedica à extração e produção de derivados do coco babaçu, como óleo, sabão e farinha, agora poderá oferecer seus produtos com a garantia de qualidade certificada pelo selo de inspeção.
O Selo de Inspeção de Produtos Vegetais Artesanais (SIPVA) é uma iniciativa promovida pela Sada, por meio da Adapi, para regulamentar e certificar a produção artesanal no estado, contribuindo para a segurança alimentar e o desenvolvimento sustentável das comunidades rurais.
A Casa dos Movimentos Sociais, palco da entrega, simbolizou a união entre poder público e sociedade civil em prol do fortalecimento da agricultura familiar e da economia solidária. A entrega do certificado do SIPVA é um importante passo para a valorização da produção artesanal e o reconhecimento das mulheres que transformam o coco babaçu em fonte de renda e sustento para suas famílias.
"A adoção das práticas de qualidade proposta por esse registo estadual que certifica a qualidade produto vegetal artesanal é vantajosa para aumentar a reputação da AMTCOB, o que também ajuda a ressignificação das relações com os clientes gerando um impacto positivo tanto no pertencimento das relações comerciais existentes quanto no acolhimento de novos clientes", declarou Alvanise Brás, coordenadora do selo.
"A adesão voluntária à certificação ou selo de qualidade da inspeção vegetal da Adapi, pela a Associação de Mulheres Trabalhadoras do Coco Babaçu da Microrregião do Baixo Parnaíba Piauiense, mostra o engajamento da AMTCOB aos princípios de qualidade e sociais, bem como gera agregação de valor econômico aos seu produtos (azeite de coco, óleo e mesocarpo) extraídos do babaçu", destacou Ernando Moura, gerente de classificação vegetal.