Equipe de Médicos Veterinários da Adapi - PI e da Adagri - CE participam de treinamento para possibilitar a execução de estudo epidemiológico de brucelose e tuberculose bovina com o objetivo de avaliar a prevalência da brucelose e tuberculose nos rebanhos piauienses.
O treinamento está sendo realizado no período de 24 a 27 de setembro nas instalações da Universidade Estadual do Ceará - UECE no município de Guaiúba na região metropolitana de Fortaleza - CE.
O Evento está sendo ministrado pelos profissionais da Favet/UECE, MAPA e Pesquisador da USP-SP, Dr José Soares. Participam desta capacitação os Médicos Veterinários - Fiscais Agropecuários das UVLs de Bertolínia, Campo Maior, Canto do Buriti, Corrente, Paulistana, Piripiri, Santa Cruz do Piauí, além do coordenador do PECEBT e responsável pelo estudo no estado.
O objetivo é preparar a equipe para a execução do diagnóstico de tuberculose bovina a campo e coleta, processamento e envio de amostras de soro para diagnóstico de brucelose bovina em laboratório da rede oficial do MAPA, o LFDA-MG.
O coordenador do PECEBT (Programa Estadual de Controle e Erradicação da Brucelose Bovina) no Estado, Janilson Lima, esclarece que as propriedades já foram selecionadas assim como o quantitativo de animais a serem amostrados e logo que os Fiscais retornarem ao Piauí iniciaremos o estudo e coleta das amostras. No Estado foram selecionadas, aleatoriamente, 333 propriedades com fêmeas bovinas acima de 24 meses de idade, distribuídas nos 224 municípios, onde serão testados em média 3.438 animais para tuberculose e 2.492 para brucelose bovina.