A Adapi participou, no período de 29 a 31 de outubro em Brasília-DF, de Reunião do Fórum Nacional de Executores de Sanidade Agropecuária - Fonesa Nacional. A Adapi foi representada pelos Gerentes de defesa sanitária animal, Idílio Moura, e de Inspeção e classificação de produtos de origem vegetal, Ernando Cardoso.
O Fórum tem como objetivo propor encaminhamentos para melhoria e fortalecimento das ações de defesa agropecuária nacional assim como discutir as políticas públicas de interesse do setor agroprodutivo.
O Fórum reuniu dirigentes e representantes das diversas Agências de defesa agropecuária do País.
Vários temas foram pautados e discutidos na reunião como o pleito para reconhecimento de áreas livre de febre aftosa sem vacinação no País encaminhado recentemente pelo Ministério da Agricultura e Pecuária - MAPA à Organização Mundial de Saúde animal - OMSA.
Rastreabilidade animal, com identificação individual bovina, foi outra pauta bastante discutida no Evento, como exigência do mercado importador de produtos de origem animal brasileira, principalmente a carne bovina.
Ainda na área animal foi discutida a adesão dos estados ao SISBI-POA de forma a garantir a segurança alimentar, o comércio nacional e o desenvolvimento econômico dos estados.
Na área vegetal foram discutidos a implementação do SISBI-POV, alteração da legislação de sanidade vegetal, ações de defesa vegetal em áreas com ocorrência de doenças e pragas em situação de emergência fitossanitária, nova Lei de Agrotóxicos e regulamentação do programa Aplicador Legal.
Ainda na reunião a equipe do Departamento de Suporte e Normas - DSN do MAPA abordou sobre o andamento das ações de planejamento, monitoramento e avaliação do PPA-Suasa.
A Adapi/PI aderiu ao PPA-Suasa este ano de 2024 juntamente com mais 7 (sete) Agências do País em ato solene realizado pelo Mapa.