INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
ADAPI - Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí
Mapa das USAV's
Últimas Galerias de Fotos
DIA DA MULHER SADA
DIA DA MULHER SADA
 
FOTOS CAMA DE AVIÁRIO
FOTOS CAMA DE AVIÁRIO
FISCALIZAÇÃO JAICÓS
FISCALIZAÇÃO JAICÓS
 
EXIGÊNCIAS ZOOSSANITÁRIAS EXPOAPI.
EXIGÊNCIAS ZOOSSANITÁRIAS EXPOAPI.
+ Mais Galerias de Fotos...
Fiscalização do transporte de cargas aumenta 4,2% em 2024.
23/11/2024 - 10:49  
  
Twitter 
Google+ 
fiscal abordando caminhão com aves vivas
As fiscalizações cumprem o papel de defesa agropecuária na promoção da qualidade dos insumos agropecuários e da inspeção sanitária dos produtos.

A cada 12h, em média, um veículo transportando animais vivos, cargas de vegetais, de insumos e produtos de origem animal é fiscalizado nas estradas do Piauí. O número é do setor de fiscalização da Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi), órgão vinculado à Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada), que até outubro somou 71 operações móveis em todo o estado, um crescimento de 4,2% na comparação com 2023.

Conforme os dados, exatos 607 veículos foram abordados e fiscalizados, este ano, muitos deles com câmara fria, que transportavam produtos de origem animal e derivados. Desse total, oito foram autuados, um apreendido com carga de agrotóxico proibido e dois rechaços. Todas essas fiscalizações são móveis e em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), por meio de termo de cooperação assinado ainda em 2022.

“Na fiscalização, observamos se o condutor dos veículos está de posse dos documentos sanitários exigidos em lei como, por exemplo, o GTA, que é o Guia de Transporte Animal, para carga viva”, explicou Daniela Rabelo, gerente de Trânsito da Adapi, acrescentando que ao constatar a irregularidade é feita a apreensão de produtos impróprios para o consumo. “E ainda temos as fiscalizações fixas, nos postos, que ocorrem diariamente”, completou a gestora.

As fiscalizações promovidas pela Sada cumpre o papel de defesa agropecuária, na promoção da qualidade dos insumos agropecuários e da inspeção sanitária dos produtos de origem animal, objetivando prevenir, controlar e erradicar doenças dos animais e pragas dos vegetais de interesse econômico ou de importância à saúde da população. No final, todo esse trabalho se reflete em produtos de qualidade para a mesa do cidadão.

“Todo esse trabalho traz vários benefícios sanitários e financeiros para o estado, tendo em vista que essas cargas, na maioria das vezes, transitam sem as devidas notas fiscais”, pontuou Fábio Abreu, secretário da Defesa Agropecuária, ressaltando, também, que o órgão vem proporcionando diversos treinamentos com equipes da PRF para a promoção das fiscalizações. “Os treinamentos são constantes e temos tido bastante êxito”, concluiu o gestor.

Para fazer transporte de alimentos de um estado para outro, é necessário que o produto tenha certificado sanitário SIM - SISBI ou SIE - SISBI ou SIF, pois quando se trata de produtos perecíveis, é necessário que se transporte sob refrigeração para que não se comprometa a saúde da população ao consumir o alimento.

dani 2
dani 3

Agência de Defesa Agropecuária do Piauí - ADAPI
Rua 19 de Novembro, 1980 - Morro da Esperança
Teresina-PI - CEP 64.002-000 Telefones: (086) 99462-1644 | (86) 2222-1710