O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) realizou um evento estadual voltado para médicos veterinários na última semana de novembro, em Patos de Minas. O tema "Suspeitas de Síndrome Hemorrágica em Suínos" tinha como objetivo proteger a produção de suínos contra possíveis ameaças sanitárias.
A abertura do evento aconteceu no auditório do memorial do milho e contou com mais de 50 veterinários de diversas cidades. Duas doenças foram tratadas como as mais importantes durante o treinamento: a Peste Suína Clássica (PSC) e a Peste Suína Africana (PSA).
De acordo com a médica veterinária Karoliny Mendonça, foram registrados cerca de 13 casos de PSC em 2024 no estado do Piauí. Ela participou do evento com o intuito de compartilhar conhecimento e ajudar o IMA na montagem de kits e materiais para atendimentos corretos em relação às doenças.
A Peste Suína é causada por vírus e é altamente contagiosa, causando mortalidade dos animais e abortos em fêmeas gestantes. “A preparação é importante por ser uma enfermidade sem tratamento. São doenças que têm o índice de mortalidade muito grande. Então, caso ocorra essa doença, o produtor terá prejuízos com a depopulação, que é uma medida para conter o avanço para outros produtores”, explicou a médica veterinária Karoliny Mendonça.