INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
ADAPI - Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí
Mapa das USAV's
Últimas Galerias de Fotos
DIA DA MULHER SADA
DIA DA MULHER SADA
 
FOTOS CAMA DE AVIÁRIO
FOTOS CAMA DE AVIÁRIO
FISCALIZAÇÃO JAICÓS
FISCALIZAÇÃO JAICÓS
 
EXIGÊNCIAS ZOOSSANITÁRIAS EXPOAPI.
EXIGÊNCIAS ZOOSSANITÁRIAS EXPOAPI.
+ Mais Galerias de Fotos...
Gripe aviária: Sada e Adapi alertam para cuidados durante o Carnaval
28/02/2025 - 14:52  
  
Twitter 
Google+ 
Acesse o folder e saiba mais
Embora sem casos confirmados no Piauí, é importante o alerta para os cuidados de prevenção da doença.

A Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada), por meio da Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi), reforça a importância dos cuidados de prevenção da influenza aviária, também conhecida como gripe aviária, durante o período de Carnaval.

A influenza aviária é uma doença altamente contagiosa, causada pelo vírus da Influenza tipo A, e pode afetar aves, mamíferos, incluindo os seres humanos. A transmissão ocorre através de aerossóis respiratórios, fezes, fluídos corporais ou pelo contato direto com aves infectadas – tanto vivas quanto mortas – ou indiretamente, por meio do ambiente, água, alimentos ou objetos contaminados.

A coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Adapi, Cecília Melo alerta sobre os sinais de aves doentes: “Os animais infectados podem apresentar dificuldades de voo, falta de coordenação motora, dificuldade para respirar, tremores e letargia. Se você avistar alguma ave com esses sintomas ou encontrar aves mortas, é fundamental não tocar nelas e buscar orientação imediata”, destacou.

Embora o Piauí nunca tenha registrado casos da doença, o litoral piauiense é uma rota para aves migratórias, o que aumenta o risco de chegada do vírus à região. No Brasil, o primeiro caso de influenza aviária foi diagnosticado em aves silvestres no Espírito Santo, em maio de 2023, e desde então, foram confirmados 166 focos da doença.

Durante o período de Carnaval, em que muitos foliões se deslocam para o litoral, a Sada/Adapi orienta à população que, ao perceber qualquer anormalidade, a recomendação é notificar imediatamente os órgãos responsáveis para que um veterinário especializado possa realizar a coleta de amostras e investigar a situação.

A notificação pode ser feita de várias formas:

WhatsApp: (86) 99462-1644 / Telefone: (86) 2222-1710

Site da Adapi: www.adapi.pi.gov.br/contato.php

Site do Sistema Brasileiro de Vigilância e Emergência Veterinária (SISBRAVET): https://sistemasweb4.agricultura.gov.br/sisbravet/manterNotificacao!abrirFormInternet.action

E-mail: epidemiologia@adapi.pi.gov.br

Para saber mais sobre a doença, acesse nosso folder aqui: influenza aviária.pdf (1)

Agência de Defesa Agropecuária do Piauí - ADAPI
Rua 19 de Novembro, 1980 - Morro da Esperança
Teresina-PI - CEP 64.002-840 Telefones: (086) 99462-1644 | (86) 2222-1710