Fiscais médicos veterinários e engenheiros agrônomos das Usavs de Canto do Buriti e Floriano foram acionados para investigar uma exagerada morte de abelhas no município de Canto do Buriti.
"Abelhas morrem naturalmente, faz parte de seu ciclo de vida. Mas nesses casos, há evidência de que não tenha sido algo natural. Iremos analisar se ocorreu por conta de ataques de pragas (insetos, fungos ou bactérias) e enviar amostras para análise de múltiplas substâncias químicas e fechar um diagnóstico preciso. Seguindo todo um protocolo sanitário", explicou Cleber Braga, coordenador do programa estadual de sanidade apícola.
As amostras coletadas serão enviadas ao Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA) em Goiás, para análise oficial e determinação precisa da causa das mortes.
A Adapi informa que todo cidadão pode realizar esse tipo de notificação e de demais suspeitas de doenças diretamente pelo e-sisbravet ou pelos nossos canais oficias, para uma análise e posterior fiscalização, caso seja necessário.
Whatsapp 086994621644 ou e-mail epidemiologia@adapi.pi.gov.br
Link do e-sisbravet https://sistemasweb4.agricultura.gov.br/sisbravet/manterNotificacao!abrirFormInternet.action