A prefeitura de Paulistana, em parceria com a Adapi, promoveu uma audiência pública no dia 26, com os produtores que comercializam animais na feira do município. Na ocasião, a agência, através da gerente de trânsito Daniela Rabelo, explicou a importância e os requisitos da exigência da GTA (guia de trânsito animal), principalmente no atual momento que passa o Estado, com a retirada da vacinação contra Febre Aftosa e as ações da agência sendo direcionadas na vigilância baseada em riscos.
Durante a audiência, realizada na câmara municipal, os produtores puderam tirar suas dúvidas com relação aos documentos sanitários e se comprometeram a somente participar da feira com a GTA. O coordenador de eventos da Adapi, Dário Magalhães, falou sobre os documentos exigidos para o cadastro do estabelecimento, além de explanar questões sobre o bem-estar animal.
No final da audiência, o secretário de agricultura municipal falou sobre as novas regras que serão implantadas com relação a feira, como a criação de uma regulamentação da mesma, além da mudança do dia de funcionamento que passará a ser, a partir de 01 de maio, às sextas-feiras, mudança que foi bem recebida pelos produtores.
“O trânsito de animais e as aglomerações são os principais meios de transmissão de doenças entre animais e a Adapi trabalha constantemente na orientação aos produtores e fiscalizações e nosso trabalho visa garantir a saúde dos rebanhos, bem como a saúde e a segurança alimentar da população”, esclareceu Daniela Rabelo.
Participaram da audiência 42 produtores da região, além de secretários de agricultura dos municípios de Jacobina, Acauã, Queimada Nova e Betânia.
Paulistana abriga uma das maiores feiras de animais da região, considerada um dos principais motores da economia local. Semanalmente, a feira movimenta a comercialização de diversos tipos de animais e atrai produtores, compradores e vendedores de várias cidades vizinhas, contribuindo significativamente para o desenvolvimento econômico da cidade e do entorno.