Equipe da central recebeu as amostras de soro para exames de brucelose, referente ao maior estudo já realizado no Piauí. O setor de triagem da agência, localizado no prédio central, recebeu amostras das Usavs de Paulistana e Simões realizadas sob a coordenação do fiscal estadual agropecuário e médico veterinário, Dr° Italo Reneu.
Essa é a primeira remessa, com aproximadamente 60% do total de 1200 amostras em 120 municípios a ser amostrado em todo o Estado, que será enviada para o Laboratório Federal de Defesa Agropecuária de Minas Gerais para análise, e a previsão do encerramento do estudo é para o fim do primeiro semestre desse ano.
Com os resultados, a Adapi irá ter uma real situação de distribuição das doenças no PI e será reclassificado, saindo da atual classificação de risco desconhecido de prevalência de brucelose e tuberculose bovina.
"Essa reclassificação terá um grande impacto econômico, principalmente na qualidade de leite e seus derivados produzidos no Estado e um aumento de bezerros na pecuária de corte, além de criação de políticas públicas relativas a saúde pública, já que se tratam de zoonoses, ou seja, doenças transmissíveis ao ser humano", destacou Janilson Lima, coordenador do programa estadual de controle e erradicação da brucelose e tuberculose.