Na última segunda-feira, 14 de abril, a Adapi representada pelo gerente de defesa vegetal, Ozael David e pelo coordenador de controle de agrotóxicos, Olavo Castelo Branco, esteve reunida com o Chefe de Fiscalização do CREA-PI, o Eng. Gilson Lopes, e mais três fiscais, dando continuidade ao planejamento de atividades previstas no Termo de Cooperação Técnica entre a Adapi e o conselho.
Durante a reunião foram definidas a continuidade de atividades de fiscalização conjunta, integração dos sistemas informatizados - SIDAPI e SIGEC, curso sobre a legislação estadual de agrotóxicos e compartilhamento de informações pertinentes à fiscalização, respeitando os limites definidos da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais).
"Essas ações fortalecem a parceria entre as duas instituições, além de proporcionar uma sinergia positiva, pois, através da execução das atividades em conjunto, favorece um atingimento mais rápido e inteligente nas ações" destacou João Rodrigues, diretor geral da Adapi.
Para Ozael David, a integração dos sistemas proporcionará maior agilidade e eficiência na fiscalização para a Adapi e, para o profissional que prescreve receituário agronômico, não haverá necessidade de enviar as receitas fisicamente aos escritórios da agência.
“Estamos trabalhando para termos mais agilidade na fiscalização. Será possível fiscalizar as receitas assim que essas tiverem sido emitidas nos sistemas, e ainda há possibilidade de atualizarmos os engenheiros agrônomos e florestais em relação à legislação estadual de agrotóxicos, com o curso que será ministrado pela equipe da Adapi em parceria com a Escola de Engenharia do CREA-PI”, pontuou Olavo.