INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
ADAPI - Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí
Mapa das USAV's
Últimas Galerias de Fotos
DIA DA MULHER SADA
DIA DA MULHER SADA
 
FOTOS CAMA DE AVIÁRIO
FOTOS CAMA DE AVIÁRIO
FISCALIZAÇÃO JAICÓS
FISCALIZAÇÃO JAICÓS
 
EXIGÊNCIAS ZOOSSANITÁRIAS EXPOAPI.
EXIGÊNCIAS ZOOSSANITÁRIAS EXPOAPI.
+ Mais Galerias de Fotos...
Piauí vai a Paris receber selo internacional de área livre de aftosa sem vacinação
29/04/2025 - 13:53  
  
Twitter 
Google+ 
Reconhecimento da OMSA marca avanço histórico na pecuária piauiense e abre portas para exportações da carne bovina aos mercados mais exigentes do mundo.

O Piauí está prestes a dar um passo histórico na pecuária. Entre os dias 25 e 29 de maio, o estado será oficialmente reconhecido como área livre de febre aftosa sem vacinação pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), durante a 92ª Assembleia Geral da entidade, em Paris, na França.

O secretário da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária, Fábio Abreu, e o diretor geral da Adapi, João Rodrigues, foram confirmados como integrantes da delegação brasileira que vai à capital francesa para receber o certificado. A autorização para a viagem foi publicada no Diário Oficial do Estado. O presidente Lula deverá chefiar a delegação.

A conquista abre caminho para que a carne produzida no estado possa ser exportada para os mercados mais exigentes do mundo. No ano passado, o Piauí já havia sido reconhecido nacionalmente como livre da doença sem necessidade de vacinação. Agora, chega o carimbo internacional.

E os números mostram que o estado já vinha acelerando: em 2024, as vendas de animais cresceram mais de 10%, com quase 500 mil cabeças negociadas. Um quarto desse total foi vendido para outros estados. O abate bovino também deu um salto e ultrapassou a marca das 100 mil cabeças, colocando o Piauí como o terceiro maior crescimento do país nesse indicador.

“É o resultado de um trabalho conjunto entre o setor público, os produtores e da defesa sanitária, por meio da Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi). O status internacional é mais que um título — é uma porta aberta para novos mercados e mais desenvolvimento para o Piauí”, destacou Fábio Abreu.

Com o novo selo, o estado se posiciona como um player importante na exportação de carne bovina e colhe os frutos de anos de investimento em sanidade animal.

gado criado no Piauí

Agência de Defesa Agropecuária do Piauí - ADAPI
Rua 19 de Novembro, 1980 - Morro da Esperança
Teresina-PI - CEP 64.002-840 Telefones: (086) 99462-1644 | (86) 2222-1710