A Universidade Federal do Piauí (UFPI), em parceria com a Adapi, o Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV) e o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) promoverá, entre os dias 2 e 6 de junho de 2025, o XXV Curso para Credenciamento de Médicos Veterinários no Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose (PNCEBT).
O objetivo do curso é capacitar 22 médicos veterinários para a realização de diagnósticos das doenças brucelose e tuberculose em bovinos. A programação incluirá temas como: o funcionamento do PNCEBT, coordenado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA); caracterização, epidemiologia e diagnóstico das doenças; além das ações de defesa sanitária adotadas no estado do Piauí.
As aulas práticas envolverão a aplicação de testes diagnósticos em bovinos do Biotério de Manutenção de Bovinos de Leite, localizado no Departamento de Zootecnia da UFPI. Para o diagnóstico da brucelose, serão utilizadas amostras de soro obtidas dos animais, submetidas ao Teste de Soroaglutinação com Antígeno Acidificado Tamponado (AAT). Já para o diagnóstico da tuberculose, serão aplicados o Teste Cervical Simples (TCS) e o Teste da Prega Caudal (TPC), com posterior análise dos resultados em sala de aula.
Brucelose e tuberculose bovina são zoonoses graves, com impactos relevantes na saúde pública, na produtividade pecuária e na economia. A legislação brasileira vigente estabelece que apenas médicos veterinários habilitados pelo Mapa podem adquirir antígenos ou enviar amostras para diagnóstico laboratorial dessas doenças.
O evento será sediado no Auditório do Laboratório de Sanidade Animal e nos Laboratórios de Fisiopatologia da Reprodução Animal (LASAN/LFRA/LBRA).
As pré-inscrições estão abertas de 5 a 20 de maio de 2025, por meio do envio de formulário preenchido (baixe clicando aqui) para os e-mails adalmir@ufpi.edu.br ou lysbarradas@ufpi.edu.br, destinados ao professor José Adalmir Torres de Souza (coordenador do curso) e à professora Ana Lys Bezerra Barradas Mineiro (coordenadora adjunta).
Os interessados devem baixar o formulário e informar: nome completo, formação (instituição e ano), número do CRMV, CPF, RG, endereço residencial, telefone, local de trabalho (instituição ou empresa) e atividade exercida. A seleção será realizada pela equipe organizadora, com base em critérios estabelecidos pelos órgãos oficiais. Informações sobre o valor do curso serão fornecidas por e-mail aos candidatos selecionados.