INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
ADAPI - Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí
Mapa das USAV's
Últimas Galerias de Fotos
DIA DA MULHER SADA
DIA DA MULHER SADA
 
FOTOS CAMA DE AVIÁRIO
FOTOS CAMA DE AVIÁRIO
FISCALIZAÇÃO JAICÓS
FISCALIZAÇÃO JAICÓS
 
EXIGÊNCIAS ZOOSSANITÁRIAS EXPOAPI.
EXIGÊNCIAS ZOOSSANITÁRIAS EXPOAPI.
+ Mais Galerias de Fotos...
Piauí inicia a primeira etapa de 2025 da campanha de atualização cadastral de rebanho
09/05/2025 - 08:57  
  
Twitter 
Google+ 
Ação é essencial para manter o controle sanitário dos rebanhos e avançar rumo ao reconhecimento internacional como zona livre de febre aftosa sem vacinação.

A primeira etapa da campanha de atualização cadastral de rebanhos de 2025 já começou e segue até 30 de junho, sendo executada pela Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada), por meio da Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi), em parceria com o setor produtivo. O objetivo é atualizar os dados de propriedades, produtores e todas as explorações existentes, como bovinos, ovinos, caprinos, suínos, aves, equinos, abelhas e peixes. De acordo com o levantamento, em 2024, o rebanho bovino do Piauí somava 2.174.174 cabeças.

A campanha de atualização cadastral faz parte das ações de controle sanitário, fundamentais para manter o status sanitário de Estado livre de febre aftosa sem vacinação, com reconhecimento internacional, assim como para garantir a rastreabilidade dos animais e manter a base de dados atualizada.

“Essa atualização cadastral é de suma importância para mantermos o Piauí como área livre de febre aftosa sem vacinação, status que foi reconhecido pelo Ministério da Agricultura, em 2024, e que agora, em maio de 2025, receberá o reconhecimento internacional da Organização Mundial de Saúde Animal (WOAH). Mas, para manter esse certificado, é essencial termos uma base de dados atualizada das propriedades, produtores e rebanhos”, destacou o gerente de Defesa Animal da Adapi, Idílio Moura.

Com o fim da vacinação contra a febre aftosa no Estado, a atualização cadastral torna-se a principal ferramenta de vigilância e controle sanitário. Além disso, outras medidas como a geolocalização das propriedades e a intensificação das ações de fiscalização do trânsito de animais e de educação sanitária também estão sendo implementadas.

atualização 2025 feed

Agência de Defesa Agropecuária do Piauí - ADAPI
Rua 19 de Novembro, 1980 - Morro da Esperança
Teresina-PI - CEP 64.002-840 Telefones: (086) 99462-1644 | (86) 2222-1710