INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
ADAPI - Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí
Mapa das USAV's
Últimas Galerias de Fotos
DIA DA MULHER SADA
DIA DA MULHER SADA
 
FOTOS CAMA DE AVIÁRIO
FOTOS CAMA DE AVIÁRIO
FISCALIZAÇÃO JAICÓS
FISCALIZAÇÃO JAICÓS
 
EXIGÊNCIAS ZOOSSANITÁRIAS EXPOAPI.
EXIGÊNCIAS ZOOSSANITÁRIAS EXPOAPI.
+ Mais Galerias de Fotos...
Formação veterinária no Piauí reforça combate à brucelose e tuberculose no rebanho
13/06/2025 - 08:05  
  
Twitter 
Google+ 
Foram realizados testes em 20 animais, reforçando a importância da prevenção e controle dessas zoonoses no rebanho piauiense.

Os alunos do XXV Curso de Credenciamento de Médicos Veterinários no Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose (PNCEBT) participaram de uma aula prática realizada no Centro de Ciências Agrárias (CCA), na Universidade Federal do Piauí (UFPI), em Teresina. Foram realizados testes em 20 animais, reforçando a importância da prevenção e controle dessas zoonoses no rebanho piauiense.

O curso, que está na 25ª edição, iniciou na última segunda-feira (9) e é promovido em parceria pelo Ministério da Agricultura e Abastecimento (Mapa), a Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada), a Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi) e a Universidade Federal do Piauí, por meio do Departamento de Clínica e Cirurgia Veterinária (DCCV/CCA/UFPI).

O objetivo da formação é credenciar médicos veterinários da iniciativa privada para atuarem no diagnóstico oficial de brucelose e tuberculose em bovinos.

Para o médico veterinário, fiscal agropecuário da Adapi e coordenador estadual do Programa de Brucelose e Tuberculose, Janilson Lima, a capacitação representa um importante investimento na saúde animal e pública.

“Quando oferecemos uma formação como esta, estamos capacitando profissionais que, ao retornarem para suas regiões, levarão esse conhecimento onde ele é mais necessário. Isso evita que produtores tenham que contratar profissionais de longe, reduzindo custos e ampliando o acesso aos exames. Além disso, estamos falando de saúde pública, pois brucelose e tuberculose são zoonoses graves e o diagnóstico precoce é fundamental para a prevenção e segurança alimentar da população”, destacou.

O controle dessas doenças é obrigatório para animais que participam de exposições, reprodução ou comercialização interestadual. Os veterinários credenciados realizam os exames em campo e encaminham os resultados para a Adapi. Com a emissão dos certificados sanitários, os bovinos piauienses podem ser comercializados em outros estados e mercados, garantindo a qualidade e sanidade do rebanho.

O chefe do Departamento de Zootecnia da UFPI, Darcy Costa Souza, também enfatizou o papel da universidade na formação e desenvolvimento do setor agropecuário local. “O desenvolvimento da pecuária no Estado também é função da universidade. Estamos satisfeitos em sediar esse treinamento e contribuir de forma efetiva para a sociedade e o setor produtivo”, ressaltou.

janilson 2

janilson 1

Agência de Defesa Agropecuária do Piauí - ADAPI
Rua 19 de Novembro, 1980 - Morro da Esperança
Teresina-PI - CEP 64.002-840 Telefones: (086) 99462-1644 | (86) 2222-1710