INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
ADAPI - Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí
Mapa das USAV's
Últimas Galerias de Fotos
DIA DA MULHER SADA
DIA DA MULHER SADA
 
FOTOS CAMA DE AVIÁRIO
FOTOS CAMA DE AVIÁRIO
FISCALIZAÇÃO JAICÓS
FISCALIZAÇÃO JAICÓS
 
EXIGÊNCIAS ZOOSSANITÁRIAS EXPOAPI.
EXIGÊNCIAS ZOOSSANITÁRIAS EXPOAPI.
+ Mais Galerias de Fotos...
Campanha de atualização cadastral de rebanhos segue até 30 de junho no Piauí
23/06/2025 - 08:08  
  
Twitter 
Google+ 
Card atualização
O cadastro abrange todas as espécies, incluindo bovinos, ovinos, caprinos, suínos, aves, equinos, abelhas e peixes.

A Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada), por meio da Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi), está realizando a Campanha de Atualização Cadastral de Rebanhos de 2025. A ação teve início no dia 1º de maio e segue até o dia 30 de junho em todo o Estado. A atualização é obrigatória e deve ser feita em uma unidade da Adapi mais próxima ou diretamente pelo produtor no sistema Sidapi, através do link: https://sidapi.adapi.pi.gov.br/application/index/login.

Durante o período, os produtores rurais devem atualizar as informações referentes às suas propriedades e atividades de criação. O cadastro abrange todas as espécies, incluindo bovinos, ovinos, caprinos, suínos, aves, equinos, abelhas e peixes.

De acordo com o Secretário da Sada, Fábio Abreu, a atualização cadastral é fundamental para a manutenção do status sanitário do Piauí e para garantir a rastreabilidade e a segurança sanitária dos rebanhos. “É por meio desse processo que consolidamos um sistema de vigilância forte e eficiente, condição essencial para termos alcançado o reconhecimento internacional de área livre de febre aftosa sem vacinação, concedido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMS), em Paris, na França, no final do mês de maio”, destaca.

O Secretário também faz um alerta aos produtores para que não deixem a atualização para a última hora. “É muito importante que os criadores procurem os escritórios da Adapi o quanto antes, evitando eventuais transtornos nos últimos dias, além de assegurar que as informações sejam devidamente registradas dentro do prazo. Essa é uma obrigação legal e indispensável para quem deseja movimentar animais, emitir Guia de Trânsito Animal (GTA) ou participar de programas oficiais”, reforça.

No último cadastramento, realizado em dezembro de 2024, o Estado atualizou quase 80% do seu rebanho bovino, número considerado expressivo, mas a meta agora é alcançar 100% das propriedades regularizadas.

Além da campanha, outras medidas estratégicas seguem em andamento, como a geolocalização das propriedades rurais, o reforço na fiscalização agropecuária e as ações de educação sanitária.

Agência de Defesa Agropecuária do Piauí - ADAPI
Rua 19 de Novembro, 1980 - Morro da Esperança
Teresina-PI - CEP 64.002-840 Telefones: (086) 99462-1644 | (86) 2222-1710