INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
ADAPI - Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí
Mapa das USAV's
Últimas Galerias de Fotos
DIA DA MULHER SADA
DIA DA MULHER SADA
 
FOTOS CAMA DE AVIÁRIO
FOTOS CAMA DE AVIÁRIO
FISCALIZAÇÃO JAICÓS
FISCALIZAÇÃO JAICÓS
 
EXIGÊNCIAS ZOOSSANITÁRIAS EXPOAPI.
EXIGÊNCIAS ZOOSSANITÁRIAS EXPOAPI.
+ Mais Galerias de Fotos...
Fiscalização em Bom Jesus retira mais de 50 toneladas de agrotóxicos irregulares de circulação
18/06/2025 - 08:27  
  
Twitter 
Google+ 
Parte do material interditado
A operação está fundamentada na Lei Estadual nº 5.267/2002 e no Decreto Estadual nº 14.576/2011, assegurando o cumprimento das normas que regulamentam o comércio, armazenamento e uso de agrotóxicos no Piauí.

Em uma série de ações realizadas entre fevereiro e junho de 2025, a Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada) promoveu um rigoroso trabalho de fiscalização e controle no comércio e armazenamento de agrotóxicos e produtos afins na região de Bom Jesus, resultando na interdição de mais de 50 toneladas de produtos vencidos e na aplicação de notificações a fabricantes e distribuidores. A ação foi realizada por meio da Unidade de Sanidade Vegetal (USAV) da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi).

De acordo com o relatório da USAV foram lavrados sete autos de interdição, totalizando 50.500 kg e 5.094 litros de agrotóxicos e afins, considerados impróprios para uso, em virtude de estarem vencidos. Além disso, foram registrados cinco autos de desinterdição, abrangendo 375 kg e 4.764 litros, após a regularização das pendências.

Como medida preventiva e de segurança ambiental, a unidade notificou oito fabricantes e/ou distribuidores para o recolhimento dos produtos vencidos. Dessas notificações, cinco empresas realizaram a retirada, somando 370 kg e 4.864 litros.

Durante o período, a fiscalização também alcançou 11 estabelecimentos comerciais que atuam no comércio de agrotóxicos. Foram lavrados termos de fiscalização e seis estabelecimentos foram notificados para regularizar o controle de estoque e as condições de infraestrutura de seus depósitos de armazenamento. Destes, três já atenderam às exigências estabelecidas pelos fiscais da Adapi.

A operação está fundamentada na Lei Estadual nº 5.267/2002 e no Decreto Estadual nº 14.576/2011, assegurando o cumprimento das normas que regulamentam o comércio, armazenamento e uso de agrotóxicos no estado do Piauí.

Compromisso com a segurança agrícola e ambiental

As ações reforçam o compromisso da Adapi com a segurança alimentar, a saúde pública e a proteção ambiental. O controle rigoroso da comercialização e armazenamento de produtos agroquímicos evita riscos de contaminação e danos à saúde humana, animal e ao meio ambiente, além de garantir que o agricultor utilize produtos devidamente registrados e dentro do prazo de validade.

As fiscalizações em estabelecimentos comerciais e depósitos de agrotóxicos seguem intensificadas na região de Bom Jesus, um dos polos produtivos do agronegócio piauiense, assim como em outras regiões do Estado, garantindo o cumprimento da legislação vigente e a preservação da saúde pública e ambiental.


bom jesus 3


bom jesus 2


Agência de Defesa Agropecuária do Piauí - ADAPI
Rua 19 de Novembro, 1980 - Morro da Esperança
Teresina-PI - CEP 64.002-840 Telefones: (086) 99462-1644 | (86) 2222-1710