INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
ADAPI - Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí
Mapa das USAV's
Últimas Galerias de Fotos
DIA DA MULHER SADA
DIA DA MULHER SADA
 
FOTOS CAMA DE AVIÁRIO
FOTOS CAMA DE AVIÁRIO
FISCALIZAÇÃO JAICÓS
FISCALIZAÇÃO JAICÓS
 
EXIGÊNCIAS ZOOSSANITÁRIAS EXPOAPI.
EXIGÊNCIAS ZOOSSANITÁRIAS EXPOAPI.
+ Mais Galerias de Fotos...
Adapi intensifica ações do programa estadual de Controle da Raiva dos Herbívoros
23/06/2025 - 13:25  
  
Twitter 
Google+ 
Foto Ascom Sada/Adapi
Além da imunização, o programa desenvolve ações de controle populacional do principal transmissor da raiva aos animais de produção: o morcego hematófago.

A Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada), por meio da Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi), segue desenvolvendo, em todo o Estado, as ações do Programa Estadual de Controle da Raiva dos Herbívoros (PECRH). A iniciativa tem como principal objetivo prevenir a ocorrência da raiva em animais de produção e reduzir os prejuízos econômicos e sanitários para o setor agropecuário.

De acordo com o coordenador do programa, Dário Magalhães, a estratégia central do PECRH é a vacinação dos animais herbívoros — como bovinos, caprinos, ovinos, equídeos e, em algumas situações, suínos. “A vacinação continua sendo a medida mais eficaz para evitar casos de raiva nos rebanhos, protegendo a saúde animal e, consequentemente, a saúde pública”, destaca.


dario 3













Além da imunização, o programa desenvolve ações de controle populacional do principal transmissor da raiva aos animais de produção: o morcego hematófago. Esse trabalho é realizado de forma criteriosa, respeitando o equilíbrio ambiental, por meio da captura e aplicação de pasta vampiricida nos morcegos capturados, seja nos currais — utilizando os animais como isca — ou diretamente em abrigos como cavernas, casas abandonadas e poços. Essas ações de controle são feitas conforme o calendário lunar.

Nos últimos dois anos, a Adapi capturou mais de 400 morcegos hematófagos, que receberam o tratamento com pasta vampiricida antes de serem soltos na natureza, contribuindo para a redução dos ataques a animais de produção. A agência mantém, ainda, o monitoramento constante dos abrigos naturais e artificiais desses animais, atualizando o banco de dados estadual sobre a fauna hematófaga.


dario 2
























Outra frente importante do PECRH é a educação sanitária, realizada por meio de palestras, reuniões, entrevistas e programas de rádio no interior do Piauí, com o objetivo de orientar produtores e trabalhadores rurais sobre a importância da vacinação, os riscos da raiva e os procedimentos em caso de suspeita da doença.

Os produtores devem estar atentos a sinais neurológicos nos animais, como salivação excessiva, incoordenação motora ou isolamento do rebanho, e comunicar imediatamente à Adapi. O atendimento às notificações de suspeita é prioritário e, caso haja confirmação da raiva, a agência promove ações de bloqueio na região, intensificando a vacinação e o monitoramento em propriedades vizinhas.

Ao identificar animais com sintomas suspeitos ou perceber aumento anormal de ataques por morcegos na região, acione imediatamente a Adapi local ou entre em contato pelo WhatsApp (86) 9 9462-1644. Além disso, a orientação é não tocar em morcegos caídos.

Agência de Defesa Agropecuária do Piauí - ADAPI
Rua 19 de Novembro, 1980 - Morro da Esperança
Teresina-PI - CEP 64.002-840 Telefones: (086) 99462-1644 | (86) 2222-1710