INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
ADAPI - Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí
Mapa das USAV's
Últimas Galerias de Fotos
DIA DA MULHER SADA
DIA DA MULHER SADA
 
FOTOS CAMA DE AVIÁRIO
FOTOS CAMA DE AVIÁRIO
FISCALIZAÇÃO JAICÓS
FISCALIZAÇÃO JAICÓS
 
EXIGÊNCIAS ZOOSSANITÁRIAS EXPOAPI.
EXIGÊNCIAS ZOOSSANITÁRIAS EXPOAPI.
+ Mais Galerias de Fotos...
Adapi intensifica fiscalização e reforça proibição de capina química em áreas urbanas
30/06/2025 - 10:31  
  
Twitter 
Google+ 
A medida visa proteger a saúde pública e preservar o meio ambiente.

A Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada), por meio da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi), intensificou as ações de fiscalização para coibir o uso irregular de herbicidas em áreas urbanas, especialmente na prática conhecida como capina química. A medida visa proteger a saúde pública e preservar o meio ambiente, em conformidade com a legislação estadual e federal, que proíbe a aplicação desses produtos em zonas urbanas.

No Piauí, o controle sobre a produção, comercialização, transporte, armazenamento e uso de agrotóxicos é regulamentado pela lei estadual nº 5.626, de 29 de dezembro de 2006, que estabelece normas específicas para garantir a segurança ambiental e sanitária. Essa legislação foi regulamentada pelo decreto nº 14.776, de 24 de fevereiro de 2011, que detalha as exigências e procedimentos relacionados à fiscalização e ao controle dos produtos agrotóxicos e seus componentes. O descumprimento dessas normas está sujeito a penalidades que podem chegar a R$ 43 mil.

A capina química consiste na aplicação de herbicidas para eliminar plantas invasoras, capim e vegetação indesejada em calçadas, ruas, praças, terrenos baldios e outras áreas públicas ou privadas localizadas em zonas urbanas. Embora seja um método amplamente utilizado no meio rural, essa prática é proibida em ambientes urbanos em todo o Brasil, conforme regulamentações ambientais, sanitárias e de saúde pública. Seu uso é permitido apenas em propriedades rurais, onde deve seguir uma série de normas, incluindo a vistoria de um engenheiro agrônomo.

capina química 1

“A capina química em áreas urbanas oferece riscos diretos à saúde humana e animal, pode contaminar o solo e a água, provocar intoxicações, além de prejudicar a fauna e a flora locais. Também existe o perigo da deriva, quando o produto atinge áreas próximas, expondo pessoas e animais ao contato indesejado com substâncias tóxicas”, alerta o secretário da Defesa Agropecuária, Fábio Abreu.

A prática é ainda mais recorrente durante o período chuvoso, quando a vegetação cresce de forma acelerada, aumentando a procura de soluções rápidas e inadequadas para o controle de mato em áreas públicas e privadas. Para conter essa situação, a Adapi reforçou o trabalho de fiscalização em todo o estado, com prioridade para os municípios da Grande Teresina, onde já foram registradas ocorrências de uso indevido de herbicidas em áreas comuns de condomínios e residenciais.

capina química 2

Recentemente, a agência atendeu denúncias relacionadas à intoxicação de uma gestante após a aplicação de herbicidas em área próxima à sua residência. A Adapi esteve no local, constatou a prática irregular e adotou as medidas administrativas cabíveis, conforme previsto na legislação. Outra ocorrência foi registrada em um condomínio residencial na capital.


Como alternativas seguras e ambientalmente adequadas para o controle da vegetação em zonas urbanas, a Adapi recomenda métodos como capina manual, capina mecânica e capina térmica, que não apresentam riscos de contaminação e são amplamente adotados em diversas cidades brasileiras.

A população pode contribuir denunciando casos suspeitos de capina química em áreas urbanas pelo telefone (86) 99462-1644. A Adapi reforça que segue empenhada em proteger a saúde e a segurança da população, fiscalizando as atividades envolvendo agrotóxicos em todo o território piauiense e promovendo o uso consciente e responsável desses produtos no setor agropecuário.

capina química 3

Agência de Defesa Agropecuária do Piauí - ADAPI
Rua 19 de Novembro, 1980 - Morro da Esperança
Teresina-PI - CEP 64.002-840 Telefones: (086) 99462-1644 | (86) 2222-1710