INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
ADAPI - Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí
Mapa das USAV's
Últimas Galerias de Fotos
DIA DA MULHER SADA
DIA DA MULHER SADA
 
FOTOS CAMA DE AVIÁRIO
FOTOS CAMA DE AVIÁRIO
FISCALIZAÇÃO JAICÓS
FISCALIZAÇÃO JAICÓS
 
EXIGÊNCIAS ZOOSSANITÁRIAS EXPOAPI.
EXIGÊNCIAS ZOOSSANITÁRIAS EXPOAPI.
+ Mais Galerias de Fotos...
Fiscalização da Adapi em Pedro II impulsiona regularização de viveiros de mudas
30/06/2025 - 10:34  
  
Twitter 
Google+ 
A regularização de viveiros é essencial para assegurar que as mudas ornamentais, frutíferas e florestais estejam livres de pragas quarentenárias.

wellington p2 2
A Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada), por meio da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi), já começa a colher resultados positivos com a recente ação de fiscalização contra o comércio ambulante de mudas e sem a comprovação da origem e de plantas hospedeiras de pragas quarentenárias, realizada no município de Pedro II. A operação, que teve caráter educativo e preventivo, incentivou a procura voluntária pela regularização de empreendimentos na região.

O engenheiro agrônomo Rafael Rodrigues, responsável técnico por viveiros no Piauí e Ceará, procurou a Adapi para dar início ao processo de cadastramento de um viveiro particular no município. Segundo ele, o objetivo é garantir que o produtor adquira e transporte suas mudas oriundas de outro estado com a Permissão de Trânsito de Vegetais (PTV), documento oficial que atesta a saúde das mudas na origem e é obrigatório para o trânsito e armazenamento legal de mudas com origem de fora do estado.


Para o Secretário da Sada, Fábio Abreu, a adesão voluntária demonstra o impacto positivo da presença do Estado e da educação sanitária promovida durante as fiscalizações.

“Isso mostra que a fiscalização tem cumprido seu papel de orientação e conscientização. Nosso objetivo é justamente esse: estimular a regularização dos empreendimentos, garantindo mais segurança fitossanitária, rastreabilidade e, futuramente, ampliando o mercado para nossos produtores.”

A Adapi reforça que a regularização de viveiros é essencial para assegurar que as mudas ornamentais, frutíferas e florestais estejam livres de pragas quarentenárias, permitindo um desenvolvimento agrícola sustentável no Piauí.

“Essas ações trazem confiabilidade aos produtos e criam um ambiente de colaboração entre o produtor e o serviço de defesa agropecuária. Isso fortalece toda a cadeia produtiva”, completou Rafael Rodrigues.

A expectativa é que produtores da região e de todo o Estado sigam o exemplo e busquem a regularização de seus empreendimentos, contribuindo para um setor agrícola mais seguro, competitivo e alinhado com as boas práticas de produção.

wellington p2 3


Agência de Defesa Agropecuária do Piauí - ADAPI
Rua 19 de Novembro, 1980 - Morro da Esperança
Teresina-PI - CEP 64.002-840 Telefones: (086) 99462-1644 | (86) 2222-1710