A Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada), por meio da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi), teve seu credenciamento renovado junto ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) para a realização da classificação oficial de produtos vegetais no estado. Com a renovação, a Adapi garante a continuidade de um serviço essencial para assegurar a qualidade de alimentos como milho, soja, arroz e feijão.
O serviço de classificação vegetal da Adapi conta com uma estrutura operacional instalada no Posto Fiscal da Tabuleta, na zona sul de Teresina, funcionando 24 horas por dia e com profissionais qualificados. Todo o trabalho segue os padrões estabelecidos pelo Mapa e contribui para o cumprimento da legislação vigente, oferecendo mais segurança e confiabilidade ao mercado e à população.
“Quando praticamos a classificação vegetal, buscamos garantir a oferta de produtos de qualidade para o consumidor final. Hoje, temos quase 200 produtos oficialmente padronizados no país, e aqui no Piauí seguimos os mesmos critérios. Essa renovação do credenciamento restabelece o serviço oficial de classificação no estado”, destaca Olivon Leal, coordenador de Classificação Vegetal da Adapi.
A agência atua também em parceria com o Ministério da Agricultura e o Procon no trabalho de fiscalização de produtos embalados, com o objetivo de verificar se o conteúdo corresponde ao que está indicado no rótulo.
“A fiscalização tem como foco garantir que o consumidor não seja enganado. As amostras coletadas são submetidas a análises físicas. Além disso, estamos pleiteando junto ao Mapa o direito de também atuar diretamente nessa fiscalização. Você é dono de alguma embaladora e ainda não fez sua análise? Procure a Adapi pelo WhatsApp (86) 99462-1644 e saiba mais”, acrescenta Olivon.
A Adapi alerta ainda que estabelecimentos que descumprirem as normas de classificação estão sujeitos a sanções, que vão desde advertências até multas e processos judiciais, conforme previsto na legislação.