INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
ADAPI - Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí
Mapa das USAV's
Últimas Galerias de Fotos
DIA DA MULHER SADA
DIA DA MULHER SADA
 
FOTOS CAMA DE AVIÁRIO
FOTOS CAMA DE AVIÁRIO
FISCALIZAÇÃO JAICÓS
FISCALIZAÇÃO JAICÓS
 
EXIGÊNCIAS ZOOSSANITÁRIAS EXPOAPI.
EXIGÊNCIAS ZOOSSANITÁRIAS EXPOAPI.
+ Mais Galerias de Fotos...
Adapi orienta destinação de carga de pescado irregular apreendida pela PRF em Piripiri
05/07/2025 - 10:32  
  
Twitter 
Google+ 
Equipe Adapi e PRF
A Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada), por meio da Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi), participou, na última sexta-feira (4), da condução dos procedimentos sanitários relacionados à apreensão de mais de uma tonelada de pescado realizada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município de Piripiri. A carga, composta por camarão e manjubinha, era transportada em dois ônibus oriundos de Parnaíba (PI) com destino a Brasília (DF), sem certificação sanitária de origem e de forma inadequada, no bagageiro dos veículos e sem refrigeração.

Após a abordagem e constatação da irregularidade, a PRF acionou a Gerência de Trânsito da Adapi para orientações técnicas quanto à destinação da carga. A agência determinou o recolhimento do pescado para Teresina, onde foram adotadas as providências legais de autuação, apreensão e destruição do material, conforme prevê a legislação sanitária vigente.

Foram lavrados dois autos de infração: um pela ausência de certificação sanitária e outro pelo transporte inadequado do pescado, que estava acondicionado em sacos de estopa e caixas de papelão, sem as condições térmicas exigidas para o transporte seguro de alimentos.

Atuaram pela Adapi a gerente de trânsito, Daniela Rabelo, a fiscal Joselia Sousa e o servidor Luís, além do agente da PRF Sousa Pontes, responsável pela abordagem inicial.

A Adapi destaca a importância da certificação sanitária como garantia de que produtos de origem animal cumpram requisitos de qualidade e segurança alimentar, além de assegurar a rastreabilidade desses produtos. O transporte de pescado, por exemplo, exige temperaturas controladas para evitar contaminações e preservar a saúde do consumidor.

A agência também reforça o alerta à população para que consuma apenas produtos devidamente inspecionados, identificados com selo de inspeção oficial, e denuncie o comércio de produtos clandestinos.

Imagens - PRF e Adapi.




camarão 5

camarão 4


camarão 3

camarão 2


camarão 1

Agência de Defesa Agropecuária do Piauí - ADAPI
Rua 19 de Novembro, 1980 - Morro da Esperança
Teresina-PI - CEP 64.002-840 Telefones: (086) 99462-1644 | (86) 2222-1710