A equipe da Adapi de Bom Jesus desinterditou 13 toneladas de agrotóxicos vencidos para recolhimento pelo fabricante na manhã de ontem.
Os produtos estavam interditados em uma loja, como fiel depositária, aguardando a liberação para a destinação correta.
Segundo Olavo Castelo Branco, coordenador do controle de agrotóxicos, todo agrotóxico identificado fora dos padrões para comercialização como vencido, sem rótulo ou com embalagem vazando, por exemplo, são interditados e ficam sob responsabilidade da loja até que o fabricante seja comunicado e recolha para a destinação ambientalmente correta. Para que isso ocorra, a desinterdição dos produtos só pode acontecer com a presença de um fiscal da Adapi e mediante o preenchimento de um auto de desinterdição e emissão de nota fiscal de devolução pelo lojista.
A Adapi reforça que agrotóxicos só podem ser vendidos por lojas registradas na agência, com a apresentação de receituário agronômico e emissão de nota fiscal de compra.
Produtor, lembre-se de devolver sua embalagem vazia em até um ano após a compra no mesmo local ou onde estiver descrito na nota fiscal e exija seu comprovante. Essa devolução é obrigatória!
Denúncias de venda ou uso ilegal de agrotóxicos podem ser feitas em nosso site www.adapi.pi.gov.br, na na aba contato, ou através do WhatsApp 086994621644.
A Atividade foi acompanha pelo fiscal Zilmar e o Técnico Adelmar, ambos da Usav Bom Jesus.
Sada e Adapi, o agronegócio do Piauí em boas mãos.