INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
ADAPI - Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí
Mapa das USAV's
Últimas Galerias de Fotos
DIA DA MULHER SADA
DIA DA MULHER SADA
 
FOTOS CAMA DE AVIÁRIO
FOTOS CAMA DE AVIÁRIO
FISCALIZAÇÃO JAICÓS
FISCALIZAÇÃO JAICÓS
 
EXIGÊNCIAS ZOOSSANITÁRIAS EXPOAPI.
EXIGÊNCIAS ZOOSSANITÁRIAS EXPOAPI.
+ Mais Galerias de Fotos...
Adapi autua transporte irregular de alevinos em Valença e reforça importância da GTA
25/07/2025 - 08:35  
  
Twitter 
Google+ 
Carga estava em bagageiro de ônibus
A carga de alevinos só foi liberada após a apresentação da documentação sanitária de origem.

A Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada), por meio da Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi), realizou, nessa quarta-feira (23), a autuação de um transporte irregular de alevinos (filhotes de peixes) na cidade de Valença, no centro-sul do estado. A ação ocorreu após a Polícia Rodoviária Federal (PRF) acionar a Gerência de Trânsito da Adapi para averiguar um veículo oriundo de São Luís (MA) e com destino ao município de Picos (PI), que transportava os animais sem a devida documentação sanitária exigida por lei.

Durante a fiscalização, técnicos da Unidade de Sanidade Animal e Vegetal (Usav) de Valença, coordenados pelo técnico Francisco Neto, com o apoio da gerente de Trânsito da Adapi, Daniela Rabêlo, constataram a ausência da guia de trânsito animal (GTA), documento obrigatório para o deslocamento de animais de produção, inclusive espécies aquáticas. O responsável pelo transporte foi autuado com multa superior a R$ 2.000. A carga de alevinos só foi liberada após a apresentação da documentação sanitária de origem.

A emissão da GTA é regulamentada em âmbito federal pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e no âmbito estadual por meio de leis e portarias da Adapi, visando garantir a rastreabilidade, o controle sanitário e a prevenção de doenças de notificação obrigatória, que podem comprometer a aquicultura e a biodiversidade local.

“A ausência da GTA representa uma grave infração às normas sanitárias e compromete o controle sobre o trânsito de animais no Estado. Esse tipo de fiscalização é fundamental para garantir a segurança sanitária da produção aquícola no Piauí”, destacou Francisco Neto.

A Adapi reforça que o transporte de animais deve sempre estar acompanhado da respectiva guia de trânsito animal. O descumprimento, além de configurar infração sanitária, está sujeito a aplicação de multas, apreensão da carga e outras sanções administrativas e legais, conforme previsto nas legislações federal e estadual e demais normativas da agência.

Para mais informações sobre emissão de GTA e legislação vigente, a Adapi disponibiliza canais de atendimento nas suas unidades regionais e no site institucional: www.adapi.pi.gov.br

Agência de Defesa Agropecuária do Piauí - ADAPI
Rua 19 de Novembro, 1980 - Morro da Esperança
Teresina-PI - CEP 64.002-840 Telefones: (086) 99462-1644 | (86) 2222-1710