INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
ADAPI - Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí
Mapa das USAV's
Últimas Galerias de Fotos
DIA DA MULHER SADA
DIA DA MULHER SADA
 
FOTOS CAMA DE AVIÁRIO
FOTOS CAMA DE AVIÁRIO
FISCALIZAÇÃO JAICÓS
FISCALIZAÇÃO JAICÓS
 
EXIGÊNCIAS ZOOSSANITÁRIAS EXPOAPI.
EXIGÊNCIAS ZOOSSANITÁRIAS EXPOAPI.
+ Mais Galerias de Fotos...
Adapi inicia vacinação contra febre aftosa no Piauí
03/05/2017 - 11:54  
  
Twitter 
Google+ 
O Piauí está há 20 anos sem focos da febre aftosa (Ccom)

Durante todo o mês de maio será realizada a primeira etapa de 2017 da Vacinação Contra a Febre Aftosa no Piauí. Até o dia 31, a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi), buscando a excelência da prevenção sanitária estadual, espera que todo o rebanho bovídeo piauiense, cerca de 1 milhão e 600 mil bovinos e bubalinos, seja vacinado pelos criadores.

"Estamos há 20 anos sem focos da doença no estado, obtendo bons índices vacinais a cada campanha. Precisamos manter esses números para partirmos gradualmente para a retirada da vacina", afirma o gerente de Defesa Animal da Adapi, Idilio Moura, que destaca a obrigatoriedade do criador em certificar a vacinação dos animais nos escritórios da agência, até o dia 15 de junho.

Desde a fundação da Adapi, no ano de 2006, foram vários os avanços na sanidade animal piauiense, como a mudança do status estadual, de risco desconhecido para área livre de febre aftosa com vacinação; a abertura para o mercado exportador e, inclusive, a certificação pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).

Todos os resultados destacam a eficiência do trabalho de educação sanitária e a parceria junto aos criadores e produtores do Piauí, que, juntos, possibilitaram a elevação dos índices da cobertura vacinal no Piauí, de 71,26% na primeira etapa de 2006 para 90,7% na segunda etapa de 2016.

Brucelose

A agência ainda orienta aos criadores que aproveitem a concentração dos animais no período da campanha para já vacinar as bezerras, que têm entre 3 e 8 meses de idade, contra a brucelose.

Autoria: Sidney Cardoso

Agência de Defesa Agropecuária do Piauí - ADAPI
Rua 19 de Novembro, 1980 - Morro da Esperança
Teresina-PI - CEP 64.002-000 Telefones: (086) 99462-1644 | (86) 2222-1710