Adapi elabora plano de ação para aperfeiçoar técnicas de cultivo da melancia em Jatobá do Piauí
25/08/2017 - 12:02

Cultivo de Melancia em Jatobá do Piauí

A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi), com o intuito de aperfeiçoar as técnicas de cultivo, assim como aumentar a produtividade e a qualidade dos produtos de origem vegetal comercializados no Estado, está desenvolvendo um plano de ação de toxicovigilância no município de Jatobá do Piauí.

Este município tem se destacado como polo expressivo na produção da cultura da melancia no Piauí. até o momento, com o cadastramento parcial realizado pela Adapi, já foram identificados 50 agricultores produzindo em uma área equivalente a 120 hectares, cuja produtividade média gira em torno de 35 toneladas/hectare. No entanto, também foi observado o uso abusivo de agrotóxicos, o que pode causar a resistência das pragas e gerar vários outros problemas ao meio ambiente e a saúde humana.

No sentido de disciplinar o manejo dos agrotóxicos em Jatobá do Piauí, melhorar a qualidade do que é produzido na região e evitar danos, a Adapi deu início em Maio deste ano a uma campanha de educação sanitária na região. "O objetivo do programa é levar conhecimento acerca do uso correto e seguro dos agrotóxicos, na busca de evitar danos aos animais, meio ambiente e à saúde das pessoas", afirma o Gerente de Defesa Vegetal, Francisco de Assis.

As ações de educação sanitária acontecem através da fiscalização constante nos locais de venda e da realização de palestras educativas, em parceria com os Produtores, Sindicatos, Associações, Prefeitura Municipal e Câmara de Vereadores e outros, e o mapeamento vem sendo realizado em todo o território do município. "Os dados ainda não estão fechados, mas já mostram um retrato da produção do município. Esse levantamento é importante para que os gestores conheçam e possam tomar decisões a respeito da melhoria da infraestrutura produtiva na cultura da melancia no município", afirma o Fiscal Agropecuário e Engenheiro Agrônomo Wilson Macedo.

Autoria: Sidney Cardoso