INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
ADAPI - Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí
Mapa das USAV's
Últimas Galerias de Fotos
DIA DA MULHER SADA
DIA DA MULHER SADA
 
FOTOS CAMA DE AVIÁRIO
FOTOS CAMA DE AVIÁRIO
FISCALIZAÇÃO JAICÓS
FISCALIZAÇÃO JAICÓS
 
EXIGÊNCIAS ZOOSSANITÁRIAS EXPOAPI.
EXIGÊNCIAS ZOOSSANITÁRIAS EXPOAPI.
+ Mais Galerias de Fotos...
Vacinação contra a Febre Aftosa é iniciada com mudanças
03/11/2017 - 12:09  
  
Twitter 
Google+ 

Acontece durante todo este mês de Novembro a segunda etapa de 2017 da Vacinação Contra a Febre Aftosa no Piauí. Com mudanças consideráveis na estratégia de vacinação, a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi) aguarda que, até o dia 31 deste mês, uma média de 413 mil bovídeos (bovinos e bubalinos) seja vacinada em todo o território Estadual. 

O número menor na quantidade de animais tem a ver com a nova estratégia do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para o Estado. A partir de agora, na segunda etapa de vacinação de cada ano, que sempre acontece em Novembro, o produtor deverá vacinar apenas os animais de até 24 meses (dois anos).

"É uma mudança significativa para o produtor, pois significa uma redução importante na quantidade de animais vacináveis, algo em torno de 30% de todo o rebanho, o que gera uma diminuição nos custos de aquisição de vacinas e de manejo deanimais", afirma o Gerente de Defesa Animal, Idílio Moura, que ainda pede atenção para os novos procedimentos.

Todos os produtores devem comparecer à Adapi

É importante frisar que, para atualização das informações acerca do rebanho Piauiense e para garantir a manutenção das defesas sanitárias estaduais, todos os produtores, independente de possuírem ou não animais dentro dessa faixa etária vacinável, deverão comparecer a Adapi até 15 de dezembro. 

Aqueles com animais de até 24 meses deverão comparecer ao escritório da Adapi em que possuem cadastro para certificar a vacinação realizada, portando documentação (RG e CPF) e o comprovante de compra das vacinas. Neste momento também deverão atualizar as informações acerca dos animais mais velhos.

Já aqueles que possuírem apenas animais acima de 24 meses também deverão comparecer a Agência, mas apenas para atualizar as
informações sobre estes animais. Um procedimento sem demora, visto que é necessária apenas a apresentação dos documentos pessoais (RG e CPF) e informação sobre seu rebanho para atualização cadastral.

Nova Estratégia de Vacinação

Esta mudança na forma como será realizada a vacinação no Piauí a partir de agora faz parte do cronograma estratégico do Programa Nacional de Febre Aftosa (PNEFA) para que, no ano de 2020, o Estado possa ser classificado como Área Livre de Febre Aftosa Sem Vacinação, o que garantirá enormes ganhos para a agricultura na região e no país. 

Todos os resultados destacam a eficiência do trabalho do corpo da Agência e da parceria junto aos criadores e produtores do Piauí, que, juntos, possibilitaram a manutenção dos bons índices da cobertura vacinal no Estado. A partir da 1ªetapa do ano de 2009 os índices vacinais estaduais encontram-se sempre dentro do exigido pelo MAPA, acima de 90% de cobertura.

Este é apenas mais um avanço da Adapi, que após sua fundação, no ano de 2006, já garantiu a mudança do status sanitário estadual de risco desconhecido para área livre de febre aftosa com vacinação, e também a certificação pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).

Autoria: Sidney Cardoso
Agência de Defesa Agropecuária do Piauí - ADAPI
Rua 19 de Novembro, 1980 - Morro da Esperança
Teresina-PI - CEP 64.002-000 Telefones: (086) 99462-1644 | (86) 2222-1710