INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
ADAPI - Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí
Mapa das USAV's
Últimas Galerias de Fotos
DIA DA MULHER SADA
DIA DA MULHER SADA
 
FOTOS CAMA DE AVIÁRIO
FOTOS CAMA DE AVIÁRIO
FISCALIZAÇÃO JAICÓS
FISCALIZAÇÃO JAICÓS
 
EXIGÊNCIAS ZOOSSANITÁRIAS EXPOAPI.
EXIGÊNCIAS ZOOSSANITÁRIAS EXPOAPI.
+ Mais Galerias de Fotos...
Adapi capacita profissionais para atendimento à suspeita de focos de doenças
02/05/2018 - 12:20  
  
Twitter 
Google+ 


Fiscais estaduais agropecuários da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi) participam de treinamento de capacitação e atualização do Grupo Especial de Atenção às Enfermidades Emergenciais ou Exóticas (Gease), entre os dias 30 de abril e 4 de maio. O grupo é uma frente de ação que tem por objetivo prevenir, combater, controlar e erradicar possíveis enfermidades emergenciais, além de organizar as ações de vigilância e de defesa sanitária dos animais envolvidos.

“O objetivo do treinamento é capacitar esses profissionais para o atendimento à suspeita de focos de doenças, principalmente as vesiculares, nas quais se inclui a febre aftosa”, afirmou o gerente de Defesa Animal da Adapi, Idilio Moura.

Passam pelo treinamento médicos veterinários recém-contratados pela instituição, além dos profissionais já pertencentes ao grupo especial, que necessitam de atualização constante quanto às novas normativas, informações técnicas da área e métodos específicos necessários para assistência em casos de risco sanitário.

Capacitação do Grupo Especial de Atenção às Enfermidades Emergenciais ou Exóticas

Idilio ainda evidenciou o momento positivo que vive o produtor de bovídeos no estado do Piauí, que prepara-se para avançar ao status de Livre de Febre Aftosa sem Vacinação, reiterando a necessidade da atenção e compromisso da sociedade para que os avanços sanitários sejam alcançados. “Em 2020, nós planejamos retirar a vacina contra a febre aftosa e, mais do que nunca, tanto o setor privado quanto o público devem estar preparados para a possibilidade de algum foco de doença vesicular”, explica Moura.

Na ocasião, profissionais de renome estão presentes transmitindo experiências e auxiliando os profissionais locais. São eles, Marcio Petró, da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron); Maristela Pituco, do Instituto Biológico de São Paulo, centro de pesquisa vinculado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo; Roberto Bueno, Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal do Estado de Mato Grosso do Sul (Iagro); e Airton Leôncio, representante da Superintendência Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Piauí (SFA/PI).  

Capacitação do Grupo Especial de Atenção às Enfermidades Emergenciais ou Exóticas

Dentro da programação do treinamento, além dos profissionais terem a possibilidade de trocar informações sobre suas vivências de campo com os especialistas, ainda participarão de simulados sobre notificação e ações a serem executadas em possíveis focos de emergência vesicular, que serão realizados em fazendas na região de Teresina, a fim de replicar situações similares.

Autoria: Sidney Cardoso
Agência de Defesa Agropecuária do Piauí - ADAPI
Rua 19 de Novembro, 1980 - Morro da Esperança
Teresina-PI - CEP 64.002-000 Telefones: (086) 99462-1644 | (86) 2222-1710