INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
ADAPI - Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí
Mapa das USAV's
Últimas Galerias de Fotos
DIA DA MULHER SADA
DIA DA MULHER SADA
 
FOTOS CAMA DE AVIÁRIO
FOTOS CAMA DE AVIÁRIO
FISCALIZAÇÃO JAICÓS
FISCALIZAÇÃO JAICÓS
 
EXIGÊNCIAS ZOOSSANITÁRIAS EXPOAPI.
EXIGÊNCIAS ZOOSSANITÁRIAS EXPOAPI.
+ Mais Galerias de Fotos...
Adapi capacita profissionais para procedimentos de vigilância de doenças dos suídeos
26/11/2018 - 12:36  
  
Twitter 
Google+ 
Convite para a Abertura do Curso
Fiscais estaduais agropecuários da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi) participam de Capacitação em Vigilância de Sindromes Hemorrágicas dos Suídeos e Colheita e Envio de Material para Diagnóstico, que ocorre na Universidade Federal do Piauí (UFPI) e no Piauí Frigorífico entre os dias 27 e 29 de Novembro. O curso tem por objetivo atualizar os profissionais da agência quanto às estratégias oficiais de prevenção sanitária, métodos de diagnóstico e de combate a possíveis focos de doenças que atinjam especificamente os suídeos.

"Essas capacitações são sempre necessárias e permitem que nosso corpo técnico esteja bem mais preparado, além de aumentar a sensibilização dos nossos Médicos Veterinários diante de uma suspeita de ocorrência de doença", afirmou a Coordenadora do Programa de Erradicação da Peste Suídea - PESS, Thaís Santos. O curso é um dos critérios da atual fase em que se encontra o Piauí no projeto de ampliação da área livre de Peste Suína Clássica no País, elaborado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA.

Dentro da programação do evento, que é voltado prioritariamente para o corpo de servidores da Agência, serão discutidos os procedimentos e legislações do Programa Nacional de Sanidade Suídea, as práticas de contenção, colheita e envio de amostras, a padronização do preenchimento de formulários oficiais, além de atualização sobre os aspectos epidemiológicos e clínicos da Peste Suína Clássica - doença recentemente dignosticada em animais no Estado vizinho do Ceará, situação na qual a Adapi colabora com o envio de profissionais para o atendimento.

Na ocasião do curso, estará presente o Médico Veterinário e Auditor Fiscal Federal Agropecuário, Guilherme Zaha Takeda, que integra a Coordenação do Programa Nacional de Sanidade dos Suídeos - PNSS, e o Prof. Dr. Lauro César Soares Feitosa, do Curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Piauí (UFPI).
Agência de Defesa Agropecuária do Piauí - ADAPI
Rua 19 de Novembro, 1980 - Morro da Esperança
Teresina-PI - CEP 64.002-000 Telefones: (086) 99462-1644 | (86) 2222-1710