INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
ADAPI - Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí
Mapa das USAV's
Últimas Galerias de Fotos
DIA DA MULHER SADA
DIA DA MULHER SADA
 
FOTOS CAMA DE AVIÁRIO
FOTOS CAMA DE AVIÁRIO
FISCALIZAÇÃO JAICÓS
FISCALIZAÇÃO JAICÓS
 
EXIGÊNCIAS ZOOSSANITÁRIAS EXPOAPI.
EXIGÊNCIAS ZOOSSANITÁRIAS EXPOAPI.
+ Mais Galerias de Fotos...
Adapi realiza curso de capacitação para novos procedimentos de vigilância de doenças dos suídeos
30/11/2018 - 10:46  
  
Twitter 
Google+ 
capacitação para novos procedimentos de vigilância de doença
Entre os dias 27 e 29 de Novembro, a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi) capacitou equipes de Fiscais Estaduais Agropecuários para os novos procedimentos oficiais de Vigilância de Síndromes Hemorrágicas dos Suídeos e Colheita e Envio de Material para Diagnóstico. O curso teve como objetivo atualizar os profissionais da agência quanto às estratégias de prevenção sanitária, métodos de diagnóstico e de combate a possíveis focos de doenças que atinjam especificamente os suídeos e aconteceu na Universidade Federal do Piauí - UFPI e no Piauí Frigorífico.

"O propósito do curso é congregar todas as instituições, entidades de classe, associações de produtores, iniciativa privada e o setor público, pois a Peste Suína Clássica é uma doença que interfere em todos esses setores e é importante o serviço de defesa olhar para essa doença e começar a atuar em cima dela", afirmou o Médico Veterinário e Auditor Fiscal Federal Agropecuário, Guilherme Zaha Takeda, membro da Coordenação do Programa Nacional de Sanidade dos Suídeos - PNSS, que integra o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA.

Dentro da programação do evento, que foi voltado para o corpo de servidores da Agência, foram discutidos os procedimentos e legislações do Programa Nacional de Sanidade Suídea, as práticas de contenção, colheita e envio de amostras, a padronização do preenchimento de formulários oficiais, além de atualização sobre os aspectos epidemiológicos e clínicos da Peste Suína Clássica - doença recentemente diagnosticada em animais no Estado vizinho do Ceará, situação na qual a Adapi colabora com o envio de profissionais para o atendimento.

"Essas capacitações são sempre necessárias e permitem que nosso corpo técnico esteja bem mais preparado, além de aumentar a sensibilização dos nossos Médicos Veterinários diante de uma suspeita de ocorrência de doença", afirmou a Coordenadora do Programa de Erradicação da Peste Suídea - PESS, Thaís Santos. O curso é um dos critérios da atual fase em que se encontra o Piauí no projeto de ampliação da área livre de Peste Suína Clássica no País, elaborado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA.

Durante o curso, além de Guilherme Zaha Takeda, o Prof. Dr. Lauro César Soares Feitosa, do Curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Piauí (UFPI) também ministrou palestra para os participantes.

Veja o álbum de fotos do curso clicando aqui.

Autoria: Sidney Cardoso
Agência de Defesa Agropecuária do Piauí - ADAPI
Rua 19 de Novembro, 1980 - Morro da Esperança
Teresina-PI - CEP 64.002-000 Telefones: (086) 99462-1644 | (86) 2222-1710