INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
ADAPI - Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí
Mapa das USAV's
Últimas Galerias de Fotos
DIA DA MULHER SADA
DIA DA MULHER SADA
 
FOTOS CAMA DE AVIÁRIO
FOTOS CAMA DE AVIÁRIO
FISCALIZAÇÃO JAICÓS
FISCALIZAÇÃO JAICÓS
 
EXIGÊNCIAS ZOOSSANITÁRIAS EXPOAPI.
EXIGÊNCIAS ZOOSSANITÁRIAS EXPOAPI.
+ Mais Galerias de Fotos...
Adapi esteve em capacitação sobre planta daninha
15/06/2018 - 11:19  
  
Twitter 
Google+ 

Integrantes do corpo técnico da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi) estiveram recentemente presentes na 2ª Reunião Técnica Nacional sobre Amaranthus palmeri e Catálogo de Exigências Fitossanitárias para o Trânsito Interestadual de Plantas e de Produtos Vegetais – CEFiTI, realizada de 07 a 11 de maio, em Mato Grosso.O evento contou com a participação de Órgãos de Defesa Sanitária Vegetal e de Auditores Fiscais Federais Agropecuários de diversos Estados, com o intuito de atualizar os profissionais sobre os aspectos biológicos da praga e sua identificação em campo.


“Com a participação, a Adapi agregou ao seu corpo técnico maior quantidade de informações técnicas a respeito da A. palmeri, que proporcionam ao Estado maior proteção quanto ao potencial risco de entrada da referida praga”, afirmou a Engenheira Agrônoma Alvanise Braz, que esteve no evento acompanhada do Engenheiro Agrônomo Ozael David Valério da Silva. Na ocasião, ambos puderam aprofundar conhecimentos sobre as estratégias de controle e prevenção da praga, o que será de enorme valia para o trabalho desenvolvido pela Gerência de Defesa Vegetal da ADAPI.


Na reunião foi apresentado e discutido o Programa de Erradicação da Amaranthus palmeri, já controlada no estado do Mato Grosso. De acordo com Comunicado Técnico 88 da EMBRAPA, o A. palmeri  trata-se de uma planta invasora recentemente detectada no território nacional. É uma espécie exótica de caruru (bredo), de crescimento rápido e extremamente agressiva, em que apenas uma planta pode produzir de 100 mil a 1 milhão de sementes. Além disso, demonstra resistência aos herbicidas a base de glifosato e inibidores ALS, suas sementes são de fácil dispersão por máquinas e implementos agrícolas e representam enormes prejuízos para a agricultura.


Autoria: Sidney Cardoso

Agência de Defesa Agropecuária do Piauí - ADAPI
Rua 19 de Novembro, 1980 - Morro da Esperança
Teresina-PI - CEP 64.002-000 Telefones: (086) 99462-1644 | (86) 2222-1710