INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
ADAPI - Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí
Mapa das USAV's
Últimas Galerias de Fotos
DIA DA MULHER SADA
DIA DA MULHER SADA
 
FOTOS CAMA DE AVIÁRIO
FOTOS CAMA DE AVIÁRIO
FISCALIZAÇÃO JAICÓS
FISCALIZAÇÃO JAICÓS
 
EXIGÊNCIAS ZOOSSANITÁRIAS EXPOAPI.
EXIGÊNCIAS ZOOSSANITÁRIAS EXPOAPI.
+ Mais Galerias de Fotos...
Adapi instala armadilhas contra Mosca da Carambola
04/06/2018 - 11:20  
  
Twitter 
Google+ 

A Agência de Defesa Agropecuária .do Estado do Piauí (ADAPI) está instalando armadilhas de monitoramento da Mosca da Carambola ao longo de quinze municípios que margeiam o Rio Parnaíba. A ação segue o cronograma do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) que visa combater e erradicar a praga no Brasil, visto que esta representa a principal ameaça para a fruticultura brasileira.


A intervenção é consequência de treinamento realizado pela Adapi, que capacitou Fiscais Estaduais Agropecuários de dez USAVs - Unidades de Sanidade Animal e Vegetal a fim de acompanharem as armadilhas instaladas no municípios alvos da ação. Todas as 40 armadilhas estão colocadas em locais estratégicos ao longo do rio, divisa natural com o vizinho Estado do Maranhão e que é considerado como sendo de alto risco pelo MAPA.


“Nesse treinamento foram abordados aspectos referentes à identificação e biologia da praga, montagem e manutenção de armadilhas com atrativo específico para a praga e coleta e envio de insetos para identificação”, afirmou Ernando Cardoso, Gerente de Defesa Sanitária Vegetal. Com este trabalho, o Estado do Piauí, através da ADAPI, forma uma barreira de monitoramento da entrada desta praga na região nordeste, protegendo grandes regiões produtoras na área de fruticultura, a exemplo dos nossos tabuleiros litorâneos, dos Platôs de Guadalupe e Petrolina-PE.


Entenda mais


A Mosca da Carambola, Bactrocera carambolae (Drew e Hancoock, 1994), é originária da Indonésia, Malásia e Tailândia, sendo a única espécie do gênero presente no continente americano. É uma das espécies das moscas-das-frutas e possui grande impacto econômico para a fruticultura mundial. Ataca diversas espécies frutíferas, a exemplo da  carambolagoiabeiramangacajularanjaacerolatangerinaJambo-vermelho, entre outras. É uma praga quarentenária A2, para o Brasil. Atualmente está presente no estado do Amapá e em algumas localidades de Roraima, com focos esporádicos no Pará.


Recentemente, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA publicou instrução normativa (nº 28/17) que fixa as medidas para combate e erradicação da mosca da carambola. Publicada em 26 de Abril no Diário Oficial da União, lista os procedimentos oficiais de vigilância que devem ser adotados em todo o país, também disciplina o trânsito de frutos de espécies hospedeiras da mosca da carambola originados de áreas sob quarentena, protegidas ou onde a praga já se encontra erradicada, além do trânsito interestadual de uma forma geral.

Agência de Defesa Agropecuária do Piauí - ADAPI
Rua 19 de Novembro, 1980 - Morro da Esperança
Teresina-PI - CEP 64.002-000 Telefones: (086) 99462-1644 | (86) 2222-1710