INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
ADAPI - Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí
Mapa das USAV's
Últimas Galerias de Fotos
DIA DA MULHER SADA
DIA DA MULHER SADA
 
FOTOS CAMA DE AVIÁRIO
FOTOS CAMA DE AVIÁRIO
FISCALIZAÇÃO JAICÓS
FISCALIZAÇÃO JAICÓS
 
EXIGÊNCIAS ZOOSSANITÁRIAS EXPOAPI.
EXIGÊNCIAS ZOOSSANITÁRIAS EXPOAPI.
+ Mais Galerias de Fotos...
Piauí atinge 94,22% de cobertura vacinal contra a Febre Aftosa
22/02/2019 - 11:23  
  
Twitter 
Google+ 
Após mais uma etapa de vacinação contra a febre aftosa e passados também a certificação e análise dos dados recebidos, a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi), informa que a cobertura vacinal nesta última etapa atingiu o índice de 94,22%, acima do exigido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e elevando-se a níveis equiparáveis aos de outras Agências no Brasil.

"Após o envio ao Mapa e publicação do relatório final da vacinação, agora a Adapi se encontra realizando ações de pós-campanha junto aos inadimplentes. A vacinação é obrigação do criador e, de modo geral, a Agência tem ultrapassado as metas exigidas pelo Ministério", afirmou Idilio Moura, Gerente de Defesa Sanitária Animal. Dos 224 municípios do Estado, apenas 37 não atingiram a meta de 90%.

A quantidade de bovinos e bubalinos existentes no Piauí confirmada pelos documentos oficiais foi de 1.716.008 cabeças e o total de vacinados 427.754, lembrando que nesta etapa apenas os animais com até 24 meses (dois anos) foram vacinados.

A vacinação

Anualmente, o Piauí realiza duas etapas de vacinação contra a doença, a 1ª em Maio e a 2ª em Novembro. Terminado esse período o produtor tem os primeiros 15 dias do mês seguinte, junho e dezembro respectivamente, para realizar a certificação dessa vacinação, que consiste basicamente na ida a um escritório da agência para apresentação dos documentos referentes à compra das vacinas e para informar os dados atualizados do seu rebanho.

No final de 2017, visando alcançar o objetivo de retirar a vacinação no estado em 2020, o MAPA definiu mudanças para a vacinação. Agora, durante a etapa de Novembro, o produtor vacina somente os animais de até 24 meses (dois anos). Mas, ainda assim, aqueles sem animais nessa faixa etária continuam com a obrigatoriedade de comparecer à Agência para informar os dados sobre seus demais animais.

Partindo desse cronograma base, a Agência pode estender os prazos finais, levando em consideração fatores que possam vir a prejudicar o andamento da vacinação. Finalizadas todas as fases, os profissionais realizam o pós-campanha, que consiste na realização de atendimentos focados em propriedades inadimplentes, com o intuito de reverter as faltas, o que, ainda, pode resultar em multas e bloqueios de trânsito de animais.

Autoria: Sidney Cardoso
Agência de Defesa Agropecuária do Piauí - ADAPI
Rua 19 de Novembro, 1980 - Morro da Esperança
Teresina-PI - CEP 64.002-000 Telefones: (086) 99462-1644 | (86) 2222-1710