INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
ADAPI - Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí
Mapa das USAV's
Últimas Galerias de Fotos
DIA DA MULHER SADA
DIA DA MULHER SADA
 
FOTOS CAMA DE AVIÁRIO
FOTOS CAMA DE AVIÁRIO
FISCALIZAÇÃO JAICÓS
FISCALIZAÇÃO JAICÓS
 
EXIGÊNCIAS ZOOSSANITÁRIAS EXPOAPI.
EXIGÊNCIAS ZOOSSANITÁRIAS EXPOAPI.
+ Mais Galerias de Fotos...
Defesa Vegetal promove evento sobre impacto dos agrotóxicos ao ambiente apícola
24/04/2019 - 12:38  
  
Twitter 
Google+ 
Equipe de Fiscais Estaduais Agropecuários durante ações

Com o objetivo de preservar os enxames e as colmeias de abelhas melíferas de envenenamento por agrotóxicos, entre os dias 08 a 12 de abril, foi realizada a Semana de Educação Ambiental e Fiscalização Para Manutenção do Ambiente Apícola, com participação da  Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural (SDR), Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi), Câmara Setorial de Apicultura, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA).

Dentro da programação do evento, que objetivou o fortalecimento de fiscalizações e a conscientização da população acerca do tema, a equipe da Agência esteve nos municípios de Monsenhor Hipólito, Geminiano e Itainópolis, acompanhada de apoio policial do Batalhão Ambiental. Estiveram nas ações os Fiscais Estaduais Agropecuários Francisco Esdra, Antonio Moura Neto, Gerlan Vieira e Edson Bezerra

“O mel ocupa a nossa segunda pauta de exportação. O menor resquício de contaminação levaria a um prejuízo imenso a nossos produtores e ao Estado, o que poderia acarretar uma queda de 50% do preço do produto” afirmou o Gerente de Defesa Sanitária Vegetal, Ernando Cardoso, que ainda ressaltou a qualidade do mel produzido no Estado, livre de agrotóxicos e que, atualmente, é um dos grandes produtores de mel orgânico do Brasil, considerado o melhor mel silvestre do mundo.

Durante as fiscalizações, foram visitadas dez propriedades rurais e dois estabelecimentos comerciais, onde foram lavrados nove notificações, cinco termos de fiscalizações e cinco apreensões, com recolhimento de doze litros de agrotóxicos comercializados de forma irregular. Ainda na programação da Semana, aconteceram duas palestras, com o objetivo de sensibilizar os apicultores, comerciantes, estudantes e demais participantes, acerca dos riscos que a utilização indiscriminada de agrotóxicos representa à atividade apícola.

Autoria: Sidney Cardoso


Agência de Defesa Agropecuária do Piauí - ADAPI
Rua 19 de Novembro, 1980 - Morro da Esperança
Teresina-PI - CEP 64.002-000 Telefones: (086) 99462-1644 | (86) 2222-1710